Sinopse
Faiança Portuguesa dos séculos XVIII e XIX é um estudo acerca do que melhor se produziu em faiança em Portugal.
Algumas das principais fábricas saídas das Reformas Pombalinas estão aqui amplamente representadas, com especial destaque para a Real Fábrica do Juncal, a Real Fábrica do Cavaquinho no Porto e a produção de Domingos Vandelli em Coimbra.
Segundo o historiador de arte Vitor Serrão, o presente livro testemunha o significado – para o património local, para a cultura nacional, e para o investimento nos estudos científicos ligados à cerâmica.
O Autor, Jorge Pereira de Sampaio, é também historiador de arte e autor da primeira tese de doutoramento na área da História da Cerâmica Portuguesa defendida em qualquer país de Língua Portuguesa.
Alguns dos principais investigadores desta área escrevem neste livro: Rafael Salinas Calado, Alexandre Nobre Pais, João Pedro Monteiro, Margarida Rebelo Correia, Cristina Horta e Jorge Pereira de Sampaio.
O livro apresenta testemunhos de três coleccionadores conhecedores da colecção: Isabel Silveira Godinho (directora do Palácio Nacional da Ajuda), Embaixador José Bouza Serrano (Chefe do Protocolo de Estado) e Ana Maria Botelho, para além de José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.|Esta publicação demonstra o interesse que a ACD Edições tem na divulgação do património nacional e nas Artes Decorativas em particular.