10 dicas para bem escrever de David Ogilvy

10 dicas para bem escrever de David Ogilvy

“Escrever bem não é um dom natural. Você tem que aprender a escrever bem. “Aqui estão 10 dicas de David Ogilvy.

Depois de fazer  história ao compilar o mais famoso guia de escrita de todos os tempos , ao absorver conselhos sobre escrita de alguns dos escritores mais célebres da história moderna, aí vem um pouco de sabedoria inestimável e impagável de um ícone com uma visão cultural muito própria: Homem de negócios icónico e o original “Mad Man” David Ogilvy.

No dia 7 de Setembro de 1982, Ogilvy enviou a seguinte nota interna a todos os funcionários da agência de publicidade , intitulado “How to Write” e encontradas em 1986 no livro “ The Unpublished David Ogilvy” (biblioteca pública).

Ogilvy aconselha: “Quanto melhor escrever, mais alto voçê irá na Ogilvy & Mather. As pessoas que pensam bem, escreve bem.Boa escrita não é um dom natural.Você tem que aprender a escrever bem.” Aqui estão 10 dicas:

1. Leia o livro de Roman-Raphaelson sobre como escrever. Leia-o três vezes.

2. Escreva a maneira como você fala. Naturalmente.

3. Use palavras curtas, sentenças curtas e parágrafos curtos.

4. Nunca use jargão . Elas são características de um pretensioso.

5. Nunca escreva mais de duas páginas sobre qualquer assunto.

6. Verifique suas cotações.

7. Nunca envie uma carta ou uma nota no dia em que a escreve. Leia em voz alta na manhã seguinte – e depois edite.

8. Se é algo importante, peça a um colega para ler e se necessário melhorar.

9. Antes de enviar sua carta ou seu memorando, verifique se ele está explicito e é clara a mensagem que quer que o destinatário retenha.

10. Se você quer ação, não escreva. Vá e diga o cara que você quer.

Isto e muito mais conselhos intemporaais de Ogilvy – incluindo os seus 10 critérios de líderes criativos e seus princípios fundamentais de gestão criativa – podem ser encontrados em “The unpublished David Ogilvy”, uma valiosa adição a este arquivo ainda em curso, de como escrever sabiamente. O livro há muito tempo que não é editado, mas você ainda pode encontrar uma cópia usada se procurar na Amazon ou as prateleiras de uma biblioteca ( em Inglês ) .

Por Maria Popova para brainpickings; Traduzido por Rosália Tomé para The Book Hut editora.